O BRINCAR NA PEDAGOGIA DA ESCUTA
O QUE FOI?
O evento contou com a participação de 90 inscritos, tendo como público alvo, os pesquisadores integrados do GEPICH, os professores organizadores e as monitoras do LABEI; sendo realizado virtualmente, através do Google Meet, por meio de um link de acesso, que foi informado aos participantes tempo antes do encontro.
O objetivo geral foi oportunizar reflexões sobre a criança como um ser social, que se transforma a partir da relação com o outro, promovendo o protagonismo, tendo o brincar como forma de expressão de diferentes linguagens em seu ambiente, proporcionando aos ouvinte, um momento de problematização, inspiração e aperfeiçoamento das práticas cotidianas realizadas nos estabelecimentos educacionais de Educação Infantil.
Durante o encontro, discutimos as diversas formas de comunicação das crianças, citando como tais: o brincar, os jogos e brincadeiras, e a interação construída nesses momentos. Também foi abordado que o papel do professor é observar, e intervir nas diversas possibilidades em relação às brincadeiras e aos jogos, possibilitando o diálogo. Tivemos como foco a Pedagogia da Escuta, que é uma abordagem inovadora que possibilita o desenvolvimento intelectual das crianças, potencializando o simbólico, levando as crianças pequenas a uma condição surpreendente de desenvolturas simbólicas e à criatividade.
Em busca de novas transformações, o grupo de pesquisa do GEPICH, especificamente a linha quatro, “As múltiplas linguagens das crianças e a escola da infância: o estudo dos currículos, propostas e práticas pedagógicas”, vem trazendo discussões acerca do aprendizado das crianças se dar, de modo significativo, pelo cotidiano.
DATA: 27 de setembro de 2021
GALERIA


